O seu sinal Wi-Fi fica fraco em certos ambientes e cômodos da sua casa?
Então, saiba que é possível melhorar sua conexão Wi-Fi para ter uma melhor experiência em transmissões, downloads e uploads, jogos online e navegação?
Por isso, mais do que contratar um plano de internet adequado para o seu consumo, é preciso escolher equipamentos de qualidade e tomar alguns cuidados.
As redes Wi-Fi estão sujeitas a problemas que podem derrubar a conexão e atrapalhar a sua experiência de navegação. São muitas as causas de interferência, mas felizmente, existem diversas formas de contornar essa situação.
Confira as dicas que separamos para você:
1- Local onde seu roteador está instalado
A posição do aparelho é fundamental para uma eficiência satisfatória. O sinal Wi-fi se propaga em ondas, sendo mais intensa para baixo e para os lados, em “formato de pizza”. Por isso, busque o ponto mais central e alto da residência (considere também andares superiores).
Assim, sua intensidade irá melhorar a medida que nos aproximarmos do aparelho.
2- Objetos e dispositivos que prejudicam o sinal Wi-Fi
Alguns objetos podem interferir na propagação do sinal Wi-Fi e outras condições do ambiente onde o aparelho está instalado também podem prejudicar, tais como paredes muito grossas e azulejos.
Veja os objetos que podem atrapalhar sua conexão:
Não deixe o roteador próximo de espelhos, porque, superfícies metálicas são refletoras;
Evite deixar objetos ao lado do roteador ou dentro de caixas.
Aquários e fontes não podem estar perto de seu aparelho, pois a água também pode interferir no desempenho do seu sinal Wi-Fi.
Geladeiras e lavadoras de roupa, possuem tubulações nas quais circula água. A água retém a energia em ondas, afetando assim o sinal da internet.
Dispositivos eletroeletrônicos também podem interferir no seu sinal, tais como: forno microondas, outros roteadores, alto-falantes e outros equipamentos sem fio.
3 – Atualize o Firmware do aparelho roteador
Manter o firmware atualizado é indispensável para obter o melhor desempenho do roteador. As versões mais recentes costumam trazer resultados positivos em relação à performance do sinal Wi-Fi, geralmente essa função está programada automaticamente. No caso de seu roteador ser mais antigo e precisar de atualização manual, siga os passos abaixo:
– Baixe a última versão do firmware do modelo no site da marca;
– Acesse o painel de controle do roteador via interface web;
– Acesse a opção atualização de firmware, selecione o arquivo que você baixou e faça o upgrade.
4 – Escolha a melhor frequência
Se seu plano de internet tiver velocidade maior que 150MB uma alternativa para a correção de rede com sinal inconstante é configurá-la para faixa dos 5 GHz, que tem um espectro mais amplo e garante um tráfego de mais velocidade e a conexão de mais dispositivos ao mesmo e fornece um sinal mais estável por todo o ambiente.
É importante também, ajustar a frequência de seus aparelhos para 5GHz para que eles possam receber a máxima velocidade que esta tecnologia pode oferecer. O que pode ajudar é usar uma frequência diferente para cada grupo de aparelhos. Geralmente os smartphones e notebooks mais modernos suportam 5GHz.
Essa frequência têm menor propensão a interferências, no entanto, funciona melhor em áreas menores.
Alguns roteadores possuem a função dual-band que operam tanto na frequência 2,4GHz quanto na 5GHz, neste caso, configure seu aparelho para rodar em 5GHz.
A Up Tecnologia fornece, na contratação dos planos de internet, um roteador com configuração que fornecerá a melhor experiência de acordo com a velocidade.
5 – Configurações de senha para rede
Estabeleça parâmetros de segurança elevados como senhas mais fortes, assim utilizando senhas seguras e com a verificação de quais dispositivos estão conectados ao roteador, será possível evitar acessos indesejados e sobrecarregar a rede.