Está pensando em mudar seu provedor ou seu plano de internet?
Confira dicas ótimas para você escolher o melhor plano de internet, conforme a sua necessidade.
Primeiramente, é preciso entender o perfil de consumo de internet do local, que irão depender de 3 fatores principais: tipos de navegação, necessidade de download e upload, quantidade de pessoas utilizando simultaneamente.
Além disso, também é importante saber as diferenças entre os serviços ofertados, e forma de transmissão do sinal: cabo, satélite, fibra ótica…
1 – Calcular o perfil dos usuários e uso da internet:
– Checar e-mails, acessar redes sociais, assistir vídeos no Youtube = 1MB a 5MB por usuário
– Assistir Netflix e outros serviços de Streaming; Utilizar Google Drive e Dropbox, fazer video-conferência = 5MB a 10MB por usuário
– Jogar online, trabalhar em casa, Baixar vídeos e filmes = 25MB a 30MB
2 – Se você se enquadra em todos os perfis, deve somar as velocidades e números de usuários.
Além disso, a quantidade de usuários que estiver realizando downloads e uploads simultaneamente também irá contar para uma internet estável e de qualidade.
3 – Entender os tipos de transmissão do sinal de internet, ofertado pelos provedores:
Via Cabo:
Esta tecnologia utiliza um cabo coaxial para gerar o sinal e a conexão da internet. O sinal é analógico e usado em diversas regiões, atingindo lugares onde a fibra óptica ainda não está presente.
Seu desempenho pode variar de acordo com quantas pessoas estiverem utilizando a internet simultaneamente dentro de uma mesma área. Isso significa que, nos horários de pico, o seviço pode estar lento.De forma geral, a velocidade da internet a cabo é menor se comparada à fibra ótica.
Fibra Óptica:
A transmissão da internet fibra é 100% realizada pela fibra ótica, com tubos finos, porém muito resistentes, esse tipo de tecnologia utiliza fios de vidro capazes de transmitir dados em altíssima velocidade emitindo feixes de luz de uma ponta à outra.
Enquanto os cabos de cobre chegavam a uma velocidade de até 30Mb, a fibra ótica tem um desempenho muito superior, podendo atingir até 500Mb de velocidade. Além da performance, são mais seguros ao utilizar a luz, em vez da eletricidade para manter a internet funcionando.
A fibra óptica ainda apresenta outras vantagens, tais como:
– Mais fácil de instalar
– Não sofre interferências por pulso de luz (como campo magnético ou eletricidade)
– Conexão mais segura
– Permite um elevador tráfego de dados;